Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
Descubra tudo sobre a Neuropsicopedagogia e entenda o porquê da sua ascensão com a Academy Educação.
2021-08-18 14:18:57 - Academy Educação
O que é a Neuropsicopedagogia?
A Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda a relação entre o funcionamento do sistema cognitivo e a aprendizagem humana. Por isso, o vínculo entre as diferentes áreas (psicopedagogia, neurologia, psicologia e pedagogia). Essa especialização busca promover não somente um mundo mais inclusivo, mas também a adaptação pessoal e social e a prevenção de problemas relacionados ao ensino-aprendizagem.
Para que serve a Neuropsicopedagogia?
A Neuropsicopedagogia serve para promover uma educação mais inclusiva e compreensiva para/com aqueles que têm dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem, de modo que todos possam ter a educação necessária para que possam se desenvolver como pessoas.
O que faz um Neuropsipedagogo?
Dentre as muitas funções de um neuropsicopedagogo, temos:
- Encaminhar pacientes e/ou alunos com distúrbios comportamentais e de aprendizagem para um psicoterapeuta;
- Treinar os professores para que tenham uma abordagem adequada para/com os alunos;
- Encontrar possível potencial;
- Analisar e relatar possíveis distúrbios comprometais e de aprendizagem;
- Elaborar estratégias de ensino-aprendizagem individuais para cada paciente/estudante.
Quais são as habilidades de um bom Neuropsicopedagogo?
Das muitas habilidades que um bom neuropsicopedagogo deve ter, podemos destacar:
- Paciência;
- Criatividade;
- Vontade de promover o melhor para o paciente e aluno;
- Vontade de aprender;
- Empatia;
- Responsabilidade.
Onde atua um Neuropsicopedagogo?
- Escolas de Ensino Infantil;
- Escolas de Ensino Básico (Fundamental ou Médio);
- Escolas Técnicas;
- Faculdades;
- Universidades;
- Centros Universitários;
- ONGs;
- Postos de Saúde;
- Clínicas;
- Hospitais.
Quanto ganha um Neuropsicopedagogo?
De acordo com o Educa Mais Brasil, a média salarial de um neuropsicopedagogo é de R$ 3.014,30, podendo chegar a R$ 6.122,80.
Quais as vantagens de ser um Neuropsicopedagogo?
- Muitas oportunidades de emprego;
- Diversas opções de onde atuar;
- Diferencial Curricular;
- Aumentar a escolaridade brasileira.
O que se aprende em Neuropsicopedagogia?
O curso de Neuropsicopedagogia tem como foco a obtenção de conhecimentos da psicopedagogia, neurologia, psicologia cognitiva e pedagógica. Com essa pós-graduação o aluno será apto a resolver qualquer problema relacionado a aprendizagem, pois aprenderá sobre as deficiências intelectuais, físicas e psicomotoras, os fundamentos da psicologia, a educação especial e inclusiva e outras diversas competências, que serão desenvolvidas e aprimorada durante o curso.
Qual a importância da Neuropsicopedagogia?
A Neuropsicopedagogia tem grande importância no processo de ensino-aprendizagem, pois suas principais funções são: encontrar, entender e solucionar os problemas que dificultam o processo de aprendizagem de alunos, que podem possuir distúrbios de aprendizagem ou cognitivos.
Qual a diferença entre Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional?
Enquanto o Neuropsicopedagogo Clínico trabalhará em atendimentos individuais em Postos de Saúde e Clínicas, o Institucional trabalhará em Instituições Escolares, Centros e Associações Educacionais, Instituições de Ensino Superior (Faculdades, Universidades, Centros Universitários etc.), ONGs etc.
Qual a diferença entre Neuropsicopedaogogia e Psicopedagogia?
A Neuropsicopedagogia é uma pós-graduação interdisciplinar, que envolve principalmente os conceitos de neurologia, psicologia e pedagogia, buscando a adaptação pessoal e social e a prevenção de problemas no ensino-aprendizagem, por meio de testes. Por outro lado, a Psicopedagogia tem como enfoque assistir na aprendizagem com técnicas psicopedagógicas para facilitar a absorção do conteúdo, sem testes.
Quem pode cursar Neuropsicopedagogia?
O curso é voltado para complementar a formação de profissionais da área de Educação e Saúde, logo aqueles que poderão atuar neste âmbito são:
- Pedagogos;
- Psicólogos;
- Psicopedagogos;
- Fonoaudiólogos;
- Entre outros.
Como me tornar um Neuropsicopedagogo?
Para cursar Neuropsicopedagogia e se tornar um profissional da área, é necessário ter uma graduação no âmbito Educacional ou de Saúde (Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, por exemplo).
Onde cursar Neuropsicopedagogia?
Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional na Academy Educação
O curso de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional fornecido pela Academy Educação é 100% Online e possibilita, através de aulas gravadas, que os estudantes montem seu próprio horário de estudos e se beneficiem ao máximo dos conhecimentos oferecidos.
O início das aulas é imediato, não sendo necessário aguardar para a formação de turmas. A duração do curso varia de 4 à 15 meses, podendo ser escolhida de acordo com a disponibilidade de tempo e com o plano financeiro de cada aluno.
Assim como as aulas, as avaliações também são feitas na modalidade EaD 100% online, através da Plataforma de Estudos.
A entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é opcional.
Após a conclusão do curso, o aluno receberá seu certificado, autorizado pelo MEC (conceito 4) e válido em todo o território nacional.
Saiba mais sobre a Neuropsicopedagogia no vídeo abaixo ou acesse o site www.academyeducacao.com.br e matricule-se hoje mesmo!