Academy Educação 2 years ago
academyeducacao Verified #noticias

EaD, Presencial ou Semipresencial: Qual o melhor?

Conheça todas as modalidades de ensino e descubra qual delas é a melhor para você.

Educação nos tempos modernos

Com os avanços tecnológicos, a Educação se reinventou. São novas formas de estudar, novos recursos e funcionalidades que proporcionam formas personalizadas de aprendizagem. O acesso ao nível superior está surpreendentemente mais acessível, com orçamentos mais baratos e com acesso a instituições de todo o Brasil.

Por isto, o aluno tem um leque de opções, quando se trata de modalidades de ensino. São elas: a distância, presencial ou até mesmo semipresencial. 

Mas me diz, você sabe a diferença de cada uma? Quais as suas vantagens e desvantagens? Qual a ideal para você e para a realidade que você vive? 

Então, vem comigo e descubra tudo sobre as modalidades de ensino disponíveis! 

Como funciona o Ensino à Distância?

O EaD, atualmente, é a modalidade de ensino mais requisitada dentre os estudantes, ultrapassando as outras categorias de ensino (Presencial e Semipresencial). Com uma ascensão muito promissora, o Ensino a Distância tem se tornado o queridinho de muitos e é a bola da vez do sistema educacional moderno. 

Em comparação às demais modalidades, o EaD tem se destacado deliberadamente, por causa do seu custo-benefício. Não é atoa que mais de 60% dos estudantes, hoje, optam por essa modalidade de ensino. O seu merchant, definitivamente, ("estude onde, quando e como quiser!") ganhou muitos estudantes por todo o Brasil.

Além disso, foi com Ensino a Distância que o perfil do estudante deixou de ser o estereótipo de um jovem adulto de 20 anos e passou a ser mais versátil. Agora, pessoas que antes não tinham tempo para se dedicarem aos estudos, podem estudar no seu tempo e onde quiserem. Isso mudou a indústria educacional como um todo. Profissionais já empregados, líderes, gestores, donas de casa e muitas outras pessoas que antes não tinham tempo, hoje têm acesso a uma educação de qualidade por um preço acessível e com grande flexibilidade de horário.

O que é o Ensino Semipresencial e como funciona?

Se você quer algo versátil e com baixo investimento, a modalidade Semipresencial é a melhor opção. Também conhecida como Ensino Híbrido, a categoria Semipresencial originou-se do EaD, mas apesar de ligeiramente semelhantes, as modalidades têm suas distinções.

Enquanto que no EaD o processo de ensino-aprendizagem é totalmente virtual, seja por aulas gravadas ou webconferência, no Ensino Híbrido apenas cerca de 20% da carga horária do curso é destinada às aulas online. Ou seja, 80% da carga horária ainda é presencial.

Por este motivo, o Ensino à Distância é o queridinho dos brasileiros, até porque por mais que o Semipresencial proporcione a experiência em EaD, ainda há boa parte da sua carga horária no ensino presencial, fato que dificulta pessoas com pouco tempo de aderir a esta modalidade.

Quais as vantagens do Ensino Presencial?

Com tantas novidades na linha educativa, muitos acreditam que já foi-se o tempo do Ensino Presencial, mas apesar dos grandes avanços na educação digital, a modalidade Presencial ainda está no coração de muitos. 

O contato aluno-docente, para diversos estudantes, ainda é essencial e nessa modalidade de ensino ela é devidamente preservada. Por isso, os alunos têm todo o suporte acadêmico, além de, claro, a possibilidade desenvolver e realizar um networking incrível, com colegas, professores e até mesmo coordenadores das Instituições de Ensino. 

Porém, apesar do Ensino Presencial ainda ser muito querido, estima-se que, gradualmente, essa modalidade ficará escassa. A tendência é que, com os grandes feitos da Educação Moderna, o EaD, seguido do Ensino Semipresencial, seja priorizado diante das demais modalidades de aprendizagem. Isto porque o networking e o contato com outros alunos e professores também é priorizado no ensino à distância.

Qual a diferença entre EaD, Presencial, Semipresencial?

1. Aulas

EaD: As aulas são gravadas ou são realizadas ao vivo e os alunos têm acesso a elas em qualquer dia e horário, pela plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

Presencial: As aulas acontecem presencialmente, na própria instituição de ensino.

Semipresencial: As aulas são realizadas tanto virtualmente quanto presencialmente, depende da modalidade individual das cadeiras.

2. Avaliações de Desempenho

EaD: As avaliações são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

Presencial: As avaliações são realizadas presencialmente.

Semipresencial: As avaliações podem ser tanto presenciais quanto virtuais.

3. Custos

EaD: No Ensino a Distância, o estudante apenas precisa de uma internet razoavelmente estável e algum aparelho por onde ele possa assistir às aulas, como: Notebook, Computador, Celular ou Tablet.

Presencial: Além das mensalidades, o aluno tem custos extras, como: transporte e alimentação.

Semipresencial: Assim, como na modalidade Presencial, o Ensino Híbrido requer alguns custos extras, apesar de menores.

Profissões que estarão em alta em 2022

Academy Educação
2 years ago

A Reinvenção da Educação em Tempos de Pandemia

Academy Educação
2 years ago

A Contemporânea Gestão Escolar

Academy Educação
2 years ago

Business Intelligence

Academy Educação
2 years ago

A Academy Educação é Confiável?

Academy Educação
2 years ago